Começamos
a aula de hoje com os exercícios de início de sempre: Preparação corporal e
vocal, os trava-línguas são muito difíceis, eu tenho muita dificuldade, tenho
mais dificuldade ainda quando estou perto de alguém que erra e ai eu acabo
errando também. Não sei se essa questão de nos ouvir em conjunto para a
realização destes pode funcionar. Porque quando eu treino um trava-língua
sozinho, só me escutando eu consigo realiza-los melhor. Um exemplo de
trava-língua é quando temos que contar limões: 1 limão, meio limão, 2 limões,
meio limão... E assim vai até o 10. Confundo muito limão com milhão e limãos
com limões. Sei que tudo é questão de prática, mas confesso também que nós
todos enquanto grupo, temos que nos concentrar mais para a realização desses
tipos de exercício.
Fizemos
um exercício de corpo bem legal, fizemos filas e carreiras, um do lado do
outro. Esse exercício trabalhou percepção de grupo, olhar periférico e
concentração. Começávamos o jogo pulando junto com a carreira, quando virávamos
a carreira de trás tinha que pular contar até 4 e virar, a carreira de trás a
mesma coisa até voltar na minha carreira. Digo que esse exercício trabalha
olhar periférico, pois tínhamos que ficar atentos para todos os lados para
saber quando devíamos virar e pular.
O
último exercício antes de terminarmos a aula foi bem dinâmico mas também bem
difícil. Fizemos uma roda e tínhamos que contar uma história em conjunto sem
errar dicção, sem errar concordância verbal e sem errar ritmo. Se eu começava a
falar uma frase e deixava a palavra morrer no final da frase tinha que voltar e
contar a história toda de novo do mesmo jeito que havia começado. Foi
interessante pois além de trabalharmos a nossa emissão de voz trabalhamos a
escuta de si e a escuta de cada um, pois quando eu fechei meus olhos, me
concentrei e comecei a me ouvir mais enquanto eu estava falando, eu errei menos
coisas.
No
final da aula discutimos sobre alguns órgãos respiratórios e suas importâncias
para nós, que trabalhamos tanto com a respiração e a voz, discutimos que o
músculo responsável pela respiração não é o pulmão, mas sim o diafragma, e
falamos também sobre o diafragma ser um músculo que ao mesmo tempo pode ser
incontrolável ou controlável, afinal, nossa respiração é incontrolável mas
também possuímos a possibilidade e capacidade de controla-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário