Hoje foi meu primeiro dia do projeto SURDOS teatro expressivo, onde começo uma pesquisa de metodologia para ensino teatral para surdos. Estou tendo o apoio de uma escola da rede estadual onde os alunos surdos ficam no horário oposto da suas aulas, para ter aulas extras e atividades. Nosso primeiro encontro foi muito desafiador, primeiro pois tive que colocar em pratica a LIBRAS, uma língua que já tinha tempo que não praticava, decidir iniciar já a pratica para ter conhecimento melhor deles. Fizemos alguns jogos teatrais, como o do espelho, depois pedir para eles contarem como foi seu dia, mas sem usar a LIBRAS, aproveitando apenas da expressão corporal e facial; depois dividir o grupo para que improvisassem duas historias.
Durante o procedimento percebi que eles tem uma expressividade muito forte em sua comunicação natural com a utilização da LIBRAS, mas quando e solicitado para que se expressem, eles tem dificuldades, acredito que posso ser o não acreditar, ou não entender o teatro de forma completa, Talvez meu maior desafio seja colocar nele uma visão artística, e fazer eles acreditarem que podem fazer algo além de um teatro escolar, que podem ser atores, e trazer um trabalho novo para o estado, até mesmo para a artes cênicas.





Nenhum comentário:
Postar um comentário