Hoje começamos os ensaios da montagem, levei para aula projeções de cenário, utilizei do projetor para recurso cenográfico e de iluminação, pois como a escola não é uma escola regular, ela não recebe verba nem benefícios para adquirir materiais, então o recurso auxiliou com todo o trabalho; no decorrer do treino percebi que a projeção ajudou na comunicação entre direção de cena e atores, como os surdos são totalmente visuais, a projeção correspondeu na orientação de marcação, deixas para a vez do outro, tempo par aficar em cena, ou seja todos os comandos que dei como diretor a base de apoio e o sinal que eles aguardavam erra pela projeção.
A divisão das cenas foi feita por experimentação, eu mostrava oque eu queria, e todos experimentarão fazer, o que mais se encaixava no papel, ficava com ele, Foi uma forma de conseguir achar o que se entregava melhor com a cena, devido a sua vivencia no dia a dia, mas também de democratizar o exercício e deixar reservas para todas as cenas, caso algum imprevistos aconteça.
Por fim, todas as cenas foram distribuídas, e todos estão muitos ansiosos para a apresentação, pois tempos poucos ensaios pela frente, e muita coisa para afinar.
"Um ator cresce ao longo do desenvolvimento de seu trabalho. (...) Depois de alguns anos de estudo [um ator] aprende a seguir, por si mesmo, o curso de ação ideal (...) e, tendo aprendido a realizar adequadamente o seu trabalho, torna-se senhor de sua arte.”
Stanislávski
Aos poucos a estrutura vai comesando a ganhar forma, durante esse processo de ensaios, estou trabalhando a mim a necessidade de saber esperar o tempo de cada um, e saber que o resultado final na qual eu quero chegar, vai depender do meu processo.
Vinicius Couti
20/05/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário