domingo, 29 de novembro de 2015

Mnémósine

Mnémósine

Essa performance, foi feita na semana de abertura de processos de artes cênicas da UVV, onde fizemos instalações com objetos pessoais onde trazia lembranças de algum período da vida, Cada um fez uma instalação em um ponto distinto, e em um dado momento cada um interagia com a sua instalação de forma livre e individual.
Minha instalação foi com elementos que coleciono do México, (bandeiras, camisa da seleção, bonecos da turma do chaves) e alguns equipamentos de circo na qual foi minha primeira arte e que carrego no sangue uma geração, (malabares, monociclo). Montei minha instalação e no momento de interação, resolvi somente ficar sentado olhando cada objeto.

Bom primeiro preciso destacar, que todos meus objetos me rementem diretamente a figura da minha avó, uma pessoa que foi importante na minha formação e na minha vida, e que involuntariamente, comecei a lembrar dela e todas coisas que sinto a respeito, isso provocou em mim uma necessidade de chorar. Essa performance na verdade é muito individual, não sei se eu era um público que me emocionei com minha própria exposição, ou se minha reação faz parte do objeto exposto, ou se expressão de curiosidade ou de afeto com os carinhos que recebi das pessoas ao me ver chorar se faz parte do objeto performativo. Não sei me responder, mas sei que a performance destaca essa interação que a performance ocupa, essa quebra de hierarquias, entre objeto, plateia e ator, transformando tudo em um só, transformando a arte em experiência, algo que é mais do que olhar e interagir, ao ver meus amigos com seus objetos compreendendo o indivíduo de cada um, vendo tudo que nossa turma já caminhou, tudo isso mexeu muito comigo, não sei fazer um relato sobre essa performance, sem ser pessoal; pois acho que esse trabalho foi justamente essa junção, acho que muitas pessoas não entenderam a performance, e infelizmente não tivemos o tempo do bate papo, mas acredito que a não compreensão foi justamente sobre o costume que o público tem em ser público, um observador não interativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário