terça-feira, 23 de junho de 2015

Aula de Teledramaturgia 06/05

Hoje foram gravadas as cenas da Sarah e Naiara, Da iasmin e Anderson e uma outra cena da Rafa e Yule. Eu não vi as 3 cenas inteiras, porém, do que eu vi posso comentar o seguinte:
* A voz de direção é um elemento muito importante para a cena. ~> Tanto na cena da Sarah e Naiara e na cena da Yule e Rafaela, a voz de direção foi um elemento estimulante para a produção de comportamentos diferenciados das atrizes em cena. Quando a direção virou para a Yule e falou para ela que ela não tinha que se preocupar com o resultado final da cena, a Yule começou a chorar compulsivamente, esse choro não estava sendo alcançado antes da direção dar esse comando, portanto, conclui-se que até aqui meu raciocínio está certo. Um outro momento que a voz de direção causou comportamentos não planejados para a cena foi na na cena Da Naiara e Sarah, pois as meninas foram com algo extremamente marcado para a cena, até o lugar que elas paravam para filmar tinha sido marcar, e de repente, a direção pede para elas improvisarem. A partir disso, a Naiara começou a dar uma gargalhada gostosa de se ouvir e a Sarah começou a encher seus olhos de lágrimas, acredito que a Sarah tenha conseguido chegar na emoção com contenção, pois dava para ver que a emoção estava pulsando dentro dela mas ela não deixou escorrer nenhuma gota se quer.

* Se o objetivo do ator é chorar em cena, não devemos estabelecer como fala interna: "chore". Acredito que muitos de nós, em algum momento usamos "chore logo" como fala interna e provavelmente não deu certo. Não deu certo pelo fato disso não ser um apoio interno forte para provocar emoção.
* A divisão de foco é de extrema importância no trabalho do ator. A divisão de foco estava presente em todas as cenas hoje, na cena da Rafa com a Yule, no momento que a Rafa chorava, ela rasgava o vestido vermelho, portanto seu foco estava sendo dividido entre o ato de rasgar o vestido, entre o chorar e entre o pensar em algo. Esses três focos mencionados são aqueles que o expectador percebe, mas poderiam ter mais focos marcados pela própria Rafa antes de entrar em cena, tais focos, que só ela teria consciência por ficar justamente escondido.
Na cena da Sarah com a Naiara, a Sarah ouve música enquanto anda pela rua, portanto o foco dela está dividido entre o andar, mexer no celular e usar tudo aquilo que ela escolheu usar como apoio interno.

No caso da Iasmin, a divisão de foco fica mais nítida, pois ela conversa ao telefone chupando um pirulito, e ela brinca com esse pirulito de forma muito bela, parece que enquanto ela está rodando o pirulito em sua boca ela fica contando vários números, ou então, fica apreciando o sabor doce do pirulito, não sei o que estava na mente dela, mas sei que o foco dela estava dividido e isso fez com que ela conseguisse ser espontânea e natural na cena dela.

"A divisão de foco com pequenas atividades cotidianas é uma espécie de distração, que oferece oposição à linha de ação contínua da ação dramática." Arruda, R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário