terça-feira, 23 de junho de 2015

Aula de tópicos 28/04

Tiramos a aula hoje para fazermos memorização pela escrita. A memorização pela escrita é um processo de decorar o texto de forma que o texto se mantenha vivo para além da sua mente. Quando memorizamos apenas repetindo o texto várias vezes, o texto fica na nossa mente mas não fica no corpo, o ato de escrever trás um estímulo novo ao corpo, o corpo fica estimulado de outras formas para na hora que o ator for entrar em cena, ele tenha os registros corporais junto com as falas, bem ali no corpo dele.

Além da memorização da escrita falada, também desenvolvemos a escrita interna, a escrita que só eu vou saber e mais ninguém, e isso é o máximo. Me aventurei de verdade, soltei coisas pessoais que ninguém mais sabe se não eu mesmo. Tentei fazer uma conexão com algo que pudesse me abalar, de forma que eu conseguisse atingir minha emoção.
Na cena, eu tenho que atingir uma emoção com contenção quando a Júlia começar a falar tudo o que meu personagem não queria ouvir, ele é um cara bom apesar de ter feito muitas coisas ruins. Ele é um cara que se arrependeu de tudo que cometeu de ruim na vida com ele mesmo e com sua família, ele é um cara que não merece mais ser julgado por suas atitudes ruins. Confesso que estou nervoso e com medo de não conseguir chegar a uma emoção com contenção. Afinal, não é só chorar em cena, é eu ter controle sobre minhas emoções, é eu conseguir ativar meu corpo para demonstrar uma emoção e ao mesmo tempo conseguir fazer com que minhas lágrimas não saiam de meu rosto.

De um modo geral, acredito no que escolhi usar como fala interna. Acredito que isso irá me apoiar em cena e sustentar meu corpo. Dessa vez será diferente e estou louco pra ver qual será a sensação dessa experiência no meu corpo, porque da última vez eu usava falas internas divertidas, portanto foi mais fácil mexer com o meu interno, porém, dessa vez vou usar como interno, coisas que não procuro muito e nem comento muito com ninguém. Apesar da dificuldade em lidar com isso, sei que aquilo vai ser só pra mim, afinal, é esse um dos segredos do ator de cinema.

"Pode alguém limitar-se em cena somente as palavras que pertencem ao autor? Efetivamente, o personagem da obra, se estivesse em uma situação na vida real, ao escutar o seu interlocutor discutiria mentalmente ou se mostraria de acordo com ele; forçosamente lhe surgiriam outras perguntas." -KNEBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário